Blog

Vasectomia: como é realizada?

Vasectomia: como é realizada?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e seguro, com o objetivo de proporcionar esterilização masculina permanente. Realizada geralmente em ambulatório, sob anestesia local, o procedimento dura cerca de 20 a 30 minutos. Inicialmente, o médico aplica a anestesia na área do escroto para minimizar qualquer desconforto. Em seguida, é feita uma pequena incisão ou punção no escroto para acessar os ductos deferentes, que são os canais por onde os espermatozoides passam do testículo até a uretra.

Estes ductos são então cortados, amarrados ou cauterizados. Este processo bloqueia o caminho dos espermatozoides, impedindo-os de se misturarem com o sêmen durante a ejaculação. Após o procedimento, as incisões são fechadas com suturas que se dissolvem com o tempo, ou podem nem mesmo precisar de suturas, dependendo da técnica utilizada.

A recuperação é geralmente rápida, com a maioria dos homens retornando às atividades normais em poucos dias. É importante notar que a vasectomia não tem efeito imediato na esterilização; espermatozoides remanescentes podem levar alguns meses para serem eliminados, sendo necessário usar métodos contraceptivos alternativos até a confirmação da ausência de espermatozoides no sêmen.

Responsável técnico: Dr. Luciano Hugo Praun - CRM 8693 | RQE 5184

Compartilhe: