Blog

Por que mulheres sofrem mais com cistite?

Por que mulheres sofrem mais com cistite?

A cistite é uma forma de infecção do trato urinário (ITU) mais comum em mulheres, embora também possa afetar homens.

Os sintomas mais frequentes envolvem dor ao urinar, necessidade frequente de urinar, dor na região pélvica, urina turva ou com sangue, e em casos graves, febre.

Formas de prevenção incluem beber água no volume recomendado para o seu peso, pois a água ajuda a diluir a urina e a urinar com mais frequência, eliminando bactérias do trato urinário. Também deve-se evitar produtos irritantes na região genital, limpar-se de frente para trás após usar o banheiro, esvaziar a bexiga após relações íntimas e urinar quando sentir vontade, sem segurar por longos períodos.

As mulheres são mais suscetíveis ao problema devido à anatomia feminina, com uretra mais curta, facilitando a entrada de bactérias na bexiga. Além disso, mudanças hormonais da pós-menopausa também podem tornar o trato urinário feminino mais suscetível a infecções.

É fundamental procurar um médico ao primeiro sinal de sintomas e seguir rigorosamente o tratamento prescrito para evitar complicações. A prevenção é importante, especialmente para aqueles que são mais suscetíveis.

Responsável técnico: Dr. Luciano Hugo Praun - CRM 8693 | RQE 5184

#urologia #saudavel #saude #blumenau #indaial

Compartilhe: